Camerata Caipira mistura ritmos do Brasil no Clube do Choro de Brasília

cameratacaipira2-foto-clausembonifacioO projeto “Pra sempre Dominguinhos” recebe nesta terça-feira (17) a Camerata Caipira. Com integrantes de diferentes lugares do Brasil, o grupo apresenta ritmos de Norte a Sul do país a partir das 21h, no Clube do Choro de Brasília.
O repertório é uma coletânea de ritmos tradicionais da cultura popular brasileira em versão camerística, “com arranjos contemporâneos para viola caipira, cavaquinho, violão e violão de 7 cordas, emoldurados pelo toque sutil da percussão”.
Do Nordeste, eles apresentam coco, xote e samba de roda; do Norte, toadas de boi e carimbó; do Sul, o bailão popular; do Sudeste, o choro; e do Centro-Oeste, os cantos de mutirão, o pagode de viola e as congadas.
A Camerata Caipira traz no currículo a participação da edição de 2013 do festival Womad, na Nova Zelândia. Na ocasião, eles fizeram shows também no Teatro Downstage, no Festival Aro Valley e no Espaço Cultural Southern Cross, todos em Wellington. Os músicos também fizeram workshops e palestras.
O grupo já subiu ao palco ao lado dos chilenos do Merkén e participou do “Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros”, em Goiás. A Camerata também figurou como anfitriã do encontro latinoamericano “Nas mãos de América”, realizado no Teatro de Pirenópolis, que teve espetáculos com os grupos Merkén, Makina Kandela e a cantora Katya Teixeira.
Os músicos também realizaram um circuito por sete cidades históricas de Goiás, apresentando o projeto “Sons do Patrimônio”, com pesquisa de manifestações da cultura popular.
O projeto em homenagem a Dominguinhos continua dequarta a sexta (18 e 20) com Danilo Brito Quarteto, considerado um dos principais representantes do choro no país. O projeto “Para sempre Dominguinhos” faz parte de uma série de homenagens do Clube do Choro de Brasília para grandes nomes da MPB. No ano passado, o tema foi o músico Baden Powell.
Show de Camerata Caipira no projeto “Para sempre Dominguinhos”.

compartilhe

Outras notícias que você pode gostar: